quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Falta de humanidade na saúde em Bequimão/MA: Gestão Zé Martins (PMDB) deixa a UBS do Jacioca 1 (um) ano e 2 (dois) meses sem funcionamento

Desde que foi inaugurada simbolicamente pelo ex-prefeito Antônio Diniz, em 31/12/2013, até a presente data, a Unidade Básica de Saúde do Povoado Jacioca ainda não está efetivamente funcionando, apesar das constantes cobranças e solicitações feitas por mim, Vereador Elanderson, no meu primeiro ano de mandato, conforme pode ser observado abaixo nas publicações que fiz aqui neste blog.
 
 
 

O que o prefeito Zé Martins (PMDB) e sua equipe de saúde tem feito com a UBS do Jacioca tem algumas semelhanças com o que governadora do Estado está fazendo com o hospital que está sendo construído no nosso município desde o ano de 2010, principalmente no que se refere a marcação de datas para a entrada em funcionamento dos dois estabelecimentos de saúde. Ambos os “gestores” (prefeito e governadora) são especialistas em marcar várias datas  de inauguração e adiá-las.

Em relação a UBS do Jacioca a primeira data firmada pela Gestão Zé Martins (PMDB)  para o pleno funcionamento da UBS foi no mês de agosto de 2013, depois outubro de 2013, posteriormente janeiro de 2014 e até agora nada!

A desculpa para o não funcionamento da UBS do Jacioca, pasmem! Seria a confecção de um muro ao redor dessa unidade de saúde. Como se os tijolos fossem atender os pacientes enfermos. É brincadeira! Mas tudo bem, se esse era o problema que fizessem o tal muro e providenciassem o imediato funcionamento da UBS para atender os bequimõenses dessa região.

O fato é que no final do mês de outubro de 2013 a prefeitura iniciou os trabalhos de confecção do muro; de realização de alguns reparos, esses necessários porque a UBS do Jacioca ficou 10 (dez) meses abandonada pela atual gestão, sendo inclusive alvo de vândalos e saqueadores; e começaram, também, a pintar novamente toda a UBS, agora, claro, nas cores da preferência do atual prefeito Zé Martins (PMDB).
 
 
UBS-Jacioca em 31/12/2012
 
UBS-Jacioca em 16/02/2014

Pois bem senhores, ocorre é que essa “obra de reparos” foi iniciada na UBS do Jacioca pela gestão Zé Martins (PMDB) em outubro de 2013, já chegamos em fevereiro de 2014 e até agora essa grande obra de reparos, confecção de muro e repintura, ainda não foi terminada e a UBS continua sem funcionamento e a população continua tendo que se deslocar até a sede do município para fazer um simples curativo, medir a pressão arterial, fazer uma consulta, etc. E mais, já faz alguns meses que a equipe do Programa Saúde da Família não visita o Povoado Jacioca por "falta de local" para a equipe se instalar e executar os trabalhos.
 
Calçada sem rebôco

Falta de água não é o problema do não funcionamento.

Parte do muro construído, apenas na frente da UBS, sem rebôco

Muro construído só pela metade

Falta a construção do muro, somente o alicerce foi confeccionado

Falta a construção do muro, somente o alicerce foi confeccionado

Parte interna da UBS-Jacioca


Não faz mal lembrar que o ex-prefeito iniciou a construção de mesma UBS do Jacioca no dia 06 de novembro de 2012 e no dia 31 de dezembro de 2012 inaugurou simbolicamente essa unidade de saúde, ou seja, em menos de dois meses essa UBS foi construída. Ao contrário, a atual gestão do Zé Martins (PMDB) está “trabalhando” a praticamente 5 (cinco) meses na “obra de reparos” e não consegue concluir a obra e fazer funcionar esse estabelecimento de saúde.

Prefeito Zé Martins (PMDB) e Secretaria de Saúde do Município, como vereador deste Município de Bequimão/MA, informo-lhes que população do Jacioca e povoados vizinhos (Fazenda, Itapetininga, Guaribal, Rio Baiano, Frederico, Baixo-Escuro, Zé Felipe, Titara, Enseada-Funda e Sol-Nascente) necessitam e almejam muito o funcionamento pleno da UBS do Jacioca o mais breve possível e solicito, mais uma vez, que tome as medidas cabíveis para dar a maior celeridade no atendimento desta reivindicação (funcionamento pleno da UBS do Jacioca) que não é apenas do Vereador Elanderson, mas de todo o povo bequimãoense daquela região. 

2 comentários:

  1. É uma falta de respeito para com a população como um todo!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com seu comentário Dayne Costa. Ficar sem utilizar uma Unidade Básica de Saúde por tanto tempo mostra a falta de compromisso com toda população. Afinal de contas, observando sistemicamente os benefícios da utilização desse estabelecimento de saúde se estendem a todo o município.

    ResponderExcluir