sábado, 17 de agosto de 2013

Resposta à nota do Secretário Municipal de Saúde Bastico Moraes

Meus amigos e conterrâneos bequimãoenses, como afirmei no plenário da Câmara Municipal de Bequimão/MA na última sessão, realizada dia 09/08/2013, é preciso ter calma para analisar os fatos e acontecimentos para tomar algumas decisões.  Nessa sessão, repercuti em meu pronunciamento o descaso da atual gestão do nosso município com a saúde da nossa cidade e especifiquei a situação da unidade básica de saúde do Povoado Jacioca, fazendo um relato histórico do ocorrido nessa UBS e também das ações que fiz para que a mesma já estivesse em funcionamento. Nessa oportunidade, li e rebati também, na tribuna da Câmara, a nota que o secretário de saúde Bastico Moraes divulgou sobre o que eu havia denunciado e postado no meu blog. E, meus amigos, estando ausentes a essa sessão apenas os vereadores Valmir (PP) e Nestor (PSB), com os demais vereadores presentes, todos unanimemente concordaram com o que eu estava relatando, inclusive os vereadores que fazem parte da base do prefeito.
Pois bem, vamos à resposta a nota desprovida de conteúdo verdadeiro do secretário de saúde Bastico Moraes.
Nota de Bastico Miraes: "A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que ainda não está realizando atendimento na Unidade Básica de Saúde do povoado Jacioca pela falta de condições de funcionamento do posto. A construção do prédio foi feita às pressas, na gestão passada, e sua inauguração aconteceu no apagar das luzes do ano de 2013. As consequências foram inúmeras: o forro cedeu, algumas salas deixaram de ser forradas, há rachaduras pelas paredes, não foi concluído o muro, as instalações hidráulicas estão incompletas e os banheiros inacabados." 
VEREADOR ELANDERSON: Meus amigos, afirmar que Unidade Básica de Saúde do Povoado Jacioca não tem condição de funcionar mostra o quanto é mínimo o grau de comprometimento do atual secretário de saúde com a área na qual é o gestor. Estive presente, dia 31/12/2012, na inauguração simbólica da Unidade Básica de Saúde do Povoado Jacioca e naquele momento as condições físicas da UBS eram totalmente diferentes do atual cenário relatado pelo secretário. O que Bastico afirmou em sua “nota de esclarecimento” só fundamenta a minha denúncia e as imagens que divulguei de que a atual gestão simplesmente abandonou a UBS do Jacioca. Se não vejamos: não tenho a pretensão de ensinar a advogado Zé Martins e o agrônomo Bastico Moraes gestão pública ou como administrar um município, mas amigos está escrito em todas as cartilhas e manuais de prefeito, confeccionadas inclusive pelos órgãos de fiscalização TCE e outros, que uma das ações imediatas de um prefeito eleito é fazer o levantamento das obras que estão sendo realizadas pela gestão do prefeito antecessor e verificar a atual situação, se a obra foi totalmente paga ou não, se a obra foi concluída e etc. Lembro aos meus leitores e, principalmente, ao secretário Bastico e ao Prefeito Zé Martins que no contrato  de construção da UBS do Jacioca, até onde tenho conhecimento, a parte contratante foi a pessoa jurídica Prefeitura de Bequimão e não a pessoa física Antônio Diniz. E o que ocorreu na realidade foi apenas a substituição do gestor da prefeitura, que desde o dia 01/01/2013 é o atual prefeito Zé Martins. Portanto, meus amigos e minhas amigas, se a UBS do Jacioca não tem condições de funcionar, o que discordo, a atual gestão do prefeito Zé Martins tem uma parcela de culpa muito grande, porque a empresa responsável pela construção dessa unidade de saúde, após a inauguração em 31/12/2013, ainda continuou a trabalhar na obra realizando os acabamentos finais até por volta do 20/01/2013. E é bom lembrar que o atual prefeito assumiu em 01 de janeiro de 2013. Por que o prefeito ou algum representante seu não foi fiscalizar a execução da UBS antes que a empresa responsável fosse embora? O que eu quero Secretário é que a UBS do Jacioca, assim como todo o sistema de saúde de Bequimão, funcione concretamente, o que ainda não está acontecendo na sua gestão.
Nota de Bastico Moraes: "Outro fator agravante é que o posto foi construído ao lado de uma barreira, sem que tenha sido erguida qualquer estrutura de contenção de água e barro. Com as chuvas, os deslizamentos de terra foram inevitáveis e o posto de saúde ficou tomado por terra." 
VEREADOR ELANDERSON: O Secretário Bastico falta com a verdade nesse parágrafo. A UBS do Jacioca não foi construída ao lado de uma barreira e muito menos houve registro de qualquer deslizamento de terra no Povoado Jacioca. O que ocorreu na realidade é que foi necessário fazer uma terraplanagem (nivelamento) do terreno para poder ser construída a Unidade Básica de Saúde e na parte de trás (dos fundos) da UBS o terreno ficou alto sendo necessário fazer uma contenção (que pode ser uma sarjeta, muro ou alicerce) para desviar a pouca quantidade de água da chuva que escorre do local. No meu entendimento isso não é motivo para não dar utilidade efetiva a uma unidade de saúde recém-construída.
Nota de Bastico Moraes: "Diante dessa situação, a Secretaria de Saúde, com o aval do prefeito Zé Martins, será obrigada a fazer uma reforma, apenas sete meses após a obra ter sido entregue."
VEREADOR ELANDERSON: Essa afirmação do Secretário de Saúde de que será obrigado a fazer uma reforma na UBS do Jacioca, certamente deve ter sido em virtude do aval do prefeito e não pela situação real da referida unidade de saúde. Como se não bastasse o não funcionamento da UBS do Jacioca, um absurdo, que já foi informado ao Ministério Público, agora dizem que vão “reformá-la”. Parece que as coisas começaram a ficar mais transparentes! Para funcionar é preciso trocar a pintura da UBS e por a logomarca da atual gestão como fizeram na rodoviária, ambulatória, prefeitura e unidade mista. É um completo desrespeito com a população e desperdício do dinheiro do povo.
Nota de Bastico Moraes: "Além da estrutura física inadequada, a Unidade Básica de Saúde do povoado Jacioca foi inaugurada sem que estivesse registrada junto ao Ministério da Saúde. Essa situação já foi regularizada e hoje o posto existe legalmente".
VEREADOR ELANDERSON: Estrutura física inadequada!!! Quem visita a UBS do Povoado Jacioca de perto não tem a mesma opinião. Essa não é a opinião da Secretária-adjunta de Saúde, não é a opinião dos nove vereadores que estiveram presentes na sessão do dia 09/08/2013, inclusive não é a opinão da Presidenta da Câmara, Vereadora França, que participou da visita da comitiva da atual gestão em 09/06/2013 e que o senhor Bastico Moraes também estava presente, e não é a opinião do povo dessa região que necessita e vai mostrar que quer o funcionamento dessa Unidade Básica de Saúde.
 
Nota de Bastico Moraes: "O Compromisso da Prefeitura Municipal de Bequimão e da Secretaria Municipal de Saúde é prestar assistência à população de forma satisfatória e com total responsabilidade. Em poucos meses da nova gestão, já se avançou bastante. A Unidade Mista de Bequimão foi recuperada; há médicos e demais profissionais da saúde atendendo 24h; foram formadas oito equipes do Programa Saúde na Família (PSF); estão sendo ampliados os postos de saúde de Areal e Quindíua; está sendo construída a Academia de Saúde; o município aderiu ao Programa Olhar Brasil e ao Saúde na Escola, que vai iniciar o atendimento por nove colégios municipais; e Bequimão passará a contar com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, composto por um nutricionista, dois fisioterapeutas, um terapeuta ocupacional, um pediatra, um assistente social e um psicólogo."
 
VEREADOR ELANDERSON: Concordo com o Sr Bastico Moraes quando afirma “O Compromisso da Prefeitura Municipal de Bequimão e da Secretaria Municipal de Saúde é prestar assistência à população de forma satisfatória e com total responsabilidade”. No entanto, pela realidade cotidiana que eu e todos os bequimãoenses vivemos em nosso município, principalmente, na área da saúde, digo, em alto e bom som, que o prefeito Zé Martins e secretário de saúde Bastico Moraes (Ge$tore$ do$ recurso$ da $aúde) não tem o mesmo compromisso que os órgãos públicos Prefeitura e Secretaria de Saúde possuem como missão.
Até porque, o secretário de saúde e prefeito já devem ter a informação de que na sessão da Câmara realizada no dia 09/08/2013 alguns representantes da Associação de Moradores do Povoado Areal estiveram presentes e denunciaram a mim e a Vereadora Raque Paixão algumas irregularidades, que segundo eles, estão ocorrendo na reforma do Posto de Saúde desse Povoado, que cujovalor é de R$ 170.000,00 (cento e setenta mil reais). De imediato eu e a vereadora Raquel Paixão repercutimos a denúncia no plenário da Câmara e solicitamos que a comissão de saúde da Câmara visitasse o posto do Areal. E nesse mesmo dia a comissão ficou de realizar a visita no local.
E quanto as demais ações que o Secretário Bastico diz que está realizando torço realmente para que seja realidade e que realmente o povo de Bequimão possa sentir e vivenciar, no seu dia-a-dia,  os resultados da correta aplicação do dinheiro público que tem sido disponibilizado ao município de Bequimão/MA para manutenção e investimento na área da saúde.
 
Nota de Bastico Moraes: "Todas essas ações dão mostra do compromisso e respeito da Prefeitura de Bequimão e de sua Secretaria Municipal de Saúde. Causa surpresa, entretanto, a postura do vereador Elanderson Pereira (PPS), que tem usado os meios de comunicação para criar fatos sobre a situação da saúde no município. No vídeo que disponibilizou em seu blog na internet, o vereador deixa de mostrar os reais problemas do posto, ficando evidentes seus interesses meramente políticos.
Por sua vez, a atual gestão, respeitando os princípios de democracia, abriu as portas ao parlamentar e o recebeu para uma reunião, na qual foram apresentadas as condições em que se encontra a Unidade Básica de Saúde do Jacioca e as providências que já estão sendo tomadas."
VEREADOR ELANDERSON: Em relação as afirmações acima ditas pelo secretário Bastico, é importante esclarecer que eu é que fui até a Secretaria de Saúde por várias vezes, conforme já relatei no blog, até que encontrei o secretário Bastico Moraes e informei-lhe que vândalos haviam invadido a UBS do Jacioca e que existia a possibilidade destes terem efetuado o furto de alguns equipamentos. O furto foi confirmado após a visita realizada dia 01/08/2013, no dia da gravação do vídeo. Dessa forma, conforme tenta distorcer os fatos na nota, não foi o secretário Bastico Moraes que me convidou para uma reunião para me apresentar as condições da UBS do Jacioca e as providências que estavam sendo tomadas.
Outra coisa, secretário Bastico Moraes, o objetivo do meu Blog e da minha utilização dos meios de comunicação e das redes sociais não é para criar fatos sobre nosso município, como o senhor afirmou. Faço isso para dar transparência as ações que tenho realizada no cargo de Vereador e também para denunciar casos como o que está acontecendo verdadeiramente na UBS do Jacioca. Não tenho o costume de criar fatos com disseste, muito menos falar inverdades como percebi ao ler a nota que o senhor fez.
Não sei por que o senhor secretário e saúde ficou “tão surpreso” com minha atitude de expor o ocorrido com a UBS do Jacioca na internet, redes sócias, rádios, blogs. Ou senhor imaginava que eu fosse compartilhar da falta de compromisso da atual gestão com a saúde dos bequimãoenses, ficando simplesmente inerte com tal descaso?
E para finalizar quero dizer mais uma coisa ao secretário. Sou Vereador do Município de Bequimão e como ele afirmou tenho, sim, interesse político, mas meu interesse político é o de honra cada um dos 371 votos que me foi confiado, é o de contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade de vida da nossa querida Bequimão, é o de exercer o mandado de vereador priorizando a sua mais nobre função, que é a de fiscalização do poder executivo e sua administração no uso do dinheiro do povo, e por fim digo ao senhor Bastico Moraes que meu interesse político não tem, de maneira alguma, o objetivo de me locupletar com  o dinheiro do povo de Bequimão. 
O povo que será beneficiado com a UBS do Povoado Jacioca e eu ainda esperam a concretização de sua promessa secretário de saúde Bastico Moraes. O Senhor lembra que disse, após a visita realizada dia 01/08/2013 na UBS do Jacioca, que enviaria uma equipe para realizar alguns reparos na UBS na segunda-feira, 05/08/2013, para em seguia colocar a UBS para funcionar, pois é secretário, ainda estamos aguardando a sua promessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário