segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Descaso com Saúde em Bequimão: Unidade Básica de Saúde do Povoado Jacioca, abandonada pela atual gestão da prefeitura, é alvo de vândalos que invadem, saqueiam e defecam na referida unidade de saúde.

Veja abaixo vídeo da UBS do Jacioca abandonada pela atual gestão do Munícipio de Bequimao/MA.




Meus amigos, é com muita tristeza e indignação que faço este post. A forma como vem sendo tratada a área da saúde em nosso município pela atual “administração” da prefeitura de Bequimão/MA, mais especificamente no que se refere ao caso da UBS do Povoado Jacioca, é um verdadeiro descalabro.
  
A Unidade Básica de Saúde do Povoado Jacioca, que era um anseio da população da região, compreendida pelos povoados Ilha dos Prazeres, Baixo-escuro, Titara, Sol-Nascente, Enseada Funda, Zé Felipe, Jacioca, Guaribal, Fazenda e Itapetininga foi finalmente construída e simbolicamente inaugurada em 31/12/2013.
 
Todavia, meus amigos, se a memória não estiver falhando, somente no mês de abril deste ano é que representantes da atual gestão (a ex-secretária de saúde e outros) fizeram a primeira visita na UBS do Jacioca.

A segunda visita realizada por representantes da atual gestão aconteceu no dia 09/06/2013, inclusive, para essa visita foi encaminhado ofício para a Câmara de Vereadores convidando todos os seus membros para acompanhar a vistoria. Desta vez compareceu uma comitiva da prefeitura. Estavam presentes o prefeito Zé Martins, o vice-prefeito Pedro Acará, Juca Martins, Tonho Martins, Bastico (secretário de saúde), Ademar, os vereadores Valmir, França, Vetinho e eu, que também acompanhei a visita. Ficou a promessa de que iriam colocar para funcionar como a maior brevidade. Nesse dia também visitamos o poço artesiano do Povoado Mojó, que será alvo de futura postagem nesse espaço.

É importante salientar que desde o início do meu mandato de vereador em fevereiro do corrente ano sempre tenho cobrado o funcionamento da UBS do Jacioca, com indicação, pronunciamentos e até em conversa frente a frente com o prefeito e seus auxiliares.

Não sei precisar a data, mas acho que no final do mês de junho estive na Secretaria de Saúde para falar com o Secretário. O tema? Mais uma solicitação para o funcionamento da UBS do Jacioca. O Secretário estava em reunião. Não falei com ele naquela oportunidade, mas conheci a Secretária-Adjunta Ramônia e lhe informei a situação. Ela disse que estavam analisando o caso e provavelmente no mês de julho enviaria uma equipe para trabalhar na UBS do Jacioca .

Mas, meus amigos, o que ocorreu na realidade com a UBS do Jacioca no mês de julho, por total falta de compromisso da atual gestão com o povo bequimãoense e com o patrimônio público, foi a invasão dessa unidade de saúde por vândalos que saquearam alguns equipamentos e, para coroar a atual gestão do nosso município, defecaram em uma das salas.

Quando soube desse acontecido informei ao Secretário de Saúde, que se comprometeu em realizar mais uma visita na UBS do Jacioca no dia 01/08/2013, quinta-feira, ás 09h30min.

A visita foi realizada no dia marcado, compareceram na UBS o Secretário de Saúde Bastico, a Secretária-Adjunta Ramônia e Neutinho que realizaram o levantamento dos bens que não foram furtados. Nessa oportunidade a Secretária-Adjunto de Saúde Ramônia afirmou que a estrutura da UBS é muito boa e que precisa ser colocada em funcionamento com muita rapidez. Já o Secretário de Saúde Bastico se comprometeu a deslocar uma equipe para fazer a limpeza e alguns reparos na UBS já nesta segunda-feira, 05/08/2013, e em seguida colocar para funcionar.

Vamos continuar acompanhando, cobrando, comunicando e sugerindo melhorias para nossa população. Como disse em um dos meus comentário o cidadão não aguenta mais blá, blá, quer ver resultado efetivos. O Município de Bequimão/MA precisa oferecer para sua população serviços de saúde dignos e existe recursos para isso. A prefeitura já recebeu este ano mais de R$ 1 milhão de reais para cuidar da saúde do bequimãoenses. veja abaixo tabela com repasse do Governo Federal ao município de Bequimão/MA para manutenção e investimentos na Saúde. Dá pra fazer muita coisa se tiver vontade!



Prefeitura de Bequimão/MA já recebeu mais de 1 Milhão para cuidar da sáude dos Bequimãoenses

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário