quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Saúde é o que interessa. O resto não tem pressa.

O jargão do personagem Paulo Cintura do programa humorístico Escolinha do Professor Raimundo, exibido pela Rede Globo de Televisão na década de 90, retrata muito bem o real anseio da população brasileira no que diz respeito à priorização das ações dos nossos governantes, sejam estes prefeitos, governadores ou presidentes.

No entanto, ao contrário do que fizeram alguns prefeitos de bom senso no início de suas respectivas gestões, diga-se de passagem, a imensa minoria, como foi o exemplo de Edivaldo Holanda Júnior, Prefeito de São Luís/MA, que voltou suas atenções e recursos públicos para o setor da saúde num primeiro momento, inclusive realocando recursos que a princípio seriam gastos no carnaval, a grande maioria dos “gestores municipais”, como de costume, sem preocupação alguma com as reais necessidades das populações de seus municípios, continuam realizando gastos excessivos e muitas vezes desnecessários com festas, aniversários da cidade, carnaval, dentre outros.

O município de Bequimão/MA, pelo que observamos nas primeiras ações do prefeito Zé Martins, infelizmente faz parte da maioria dos municípios em que seus gestores desconsideram as necessidades mais iminentes dos seus munícipes. Se não vejamos algumas de suas primeiras iniciativas:

1. Colocou uma faixa em frete à Unidade Mista de Saúde, informando que a mesma seria recuperada. Mas pelas informações que já foram repassadas por alguns pacientes não existe recuperação alguma na localidade. Além do mais ocorreu um caso em que uma paciente, em estado grave, teve que ser transportada para São Luís/MA, mas não foi disponibilizada uma ambulância para realização da viagem com a alegação de que não tinha motorista, tendo a paciente que depender de transporte de particulares;
 
2. Juntou vários equipamentos hospitalares e de escritórios, bens públicos, que o prefeito tem a obrigação de zelar, e os colocou em frete à prefeitura sujeitos as intempéries do ambiente, sol, chuva, ferrugem, dentre outros.
 
3. Fazendo 30 (trinta) dias de sua gestão a frente do nosso município, o prefeito, juntamente com o Secretário de Saúde, não tiveram a mínima preocupação de realizar pelo menos uma visita no Posto de Saúde do Povoado Mojó e na Unidade Básica de Saúde do Povoado Jacioca, para tomar as medidas necessárias para que ambos possam entrar em pleno funcionamento, oferecendo assim os serviços de saúde para a população daquela região.
 

Unidade Básica de Saúde do Jacioca
Entretanto, em detrimento da realização de ações mais eficazes na área da saúde, já se vê pelas redes sociais a divulgação da programação do carnaval promovido pela Prefeitura, inclusive com todas as bandas já definidas. E, como um comentário postado no facebook relata, são “bandas de peso”.

Só espero, realmente, que essas bandas não tenham sido contratadas a pe$o de ouro e que tenha sido efetivamente respeitado e realizado o devido processo licitatório para contratar as bandas e todos os serviços necessários para a realização do Carnaval. A final de contas quem financia o funcionamento da máquina pública é contribuinte/cidadão, que não agüenta mais o desperdício, a corrupção e a falta de critérios no dispêndio do dinheiro do povo. Estaremos de olho!


Não sou contrário ao incentivo do poder público às manifestações culturais como o carnaval, o são João e demais festejos, todavia é necessário priorizar e adotar critérios transparentes de como efetivar os gastos públicos e fazê-los em consonância com a legislação que os regulamenta.

 Mas, sem sombra de dúvidas o município de Bequimão/MA tem necessidades mais urgentes para serem sanadas, por exemplo na saúde (saneamento básico; unidade mista, unidades básicas e postos de saúde equipados, com medicamentos e profissionais qualificadas; etc.) e, também, nos demais setores da administração municipal. Mas, no entanto, como dizia o personagem Paulo Cintura: “Saúde é o que interessa! O resto não tem pressa!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário