sexta-feira, 14 de março de 2014

Vereador Elanderson Pereira (SDD) solicita realização de audiência pública para discutir melhorias para matadouro público e ambiente de comercialização de peixes em Bequimão/MA

Na sessão realizada pela Câmara Municipal de Bequimão na última sexta-feira, dia 07/03/2014, após a Vereadora Raquel Paixão (PTC), membro da Comissão de Saúde,  relatar a situação caótica em que se encontra o matadouro público, o vereador Elanderson Pereira solicitou que a Mesa Diretora da Câmara organizasse uma audiência pública com o fim de discutir e definir a realização de ações para melhoria efetiva do matadouro público e do ambiente de comercialização de pescados da cidade.

“A atual situação, tanto do matadouro quanto do ambiente onde são comercializados peixes e mariscos, é precária e o poder público tem que tomar medidas urgentes para modificar esse cenário. É uma questão de saúde pública. Não dá mais para ficarmos inertes, precisamos nos mobilizar e discutir essa problemática com a sociedade, com os vendedores de peixe e de carne bovina, com o prefeito e seus secretários e o Ministério Público da nossa cidade, em uma grande audiência pública, como o objetivo buscarmos melhorias efetivas. Por isso, sugiro que a Mesa Diretora desta Casa trabalhe no sentido de organizar a realização dessa audiência pública para busquemos em conjunto as soluções e melhorias para o matadouro e o local de comercialização de pescados”, disse o Vereador Elanderson.
 
Todos os vereadores que estavam presentes na sessão: Nestor (PSB) Raquel Paixão (PTC), Alan Fábio (PDT), Robson Cheira (PTN), Erivelton (PMDB), Jorge Filho (PP) e a Presidenta da Câmara, Vereadora Francinete (PV), concordaram com a sugestão, ficando acertado que a Mesa Diretora da Câmara e sua Presidenta, Vereadora Francinete, definirão a data e tomarão a medidas necessárias para a realização da audiência pública.
 
Vereadora Raquel e Vereador Elanderson
à direita do Arnaldo Melo, Pres. da Assembleia Legislativa,
no 1º Encontro Legisladores Municipais do Maranhão
Após o término da sessão a Vereadora Raquel Paixão (PTC) e o Vereador Elanderson (SDD) foram vistoriar o matadouro e encontraram um cenário de horror, mau-cheiro e sujeira. Veja abaixo as fotografias tiradas do local.
 

Boi preparado para ser abatido.
Piso do matadouro sem nenhuma estrutura (muita lama e sujeira)
 
 
 



Restou dos animais abatidos
são jogados no mar (mangue)
Quantidade insuficientes de recipientes são disponibilizados
 pela Prefeitura para armazenar os ossos dos bois abatidos
"Espero que o prefeito Zé Martins (PMDB) e sua equipe de secretário encontrem soluções com a maior brevidade possível, porque a situação realmente é de extrema precariedade. Afirmou a Vereador Elanderson após a realização da vistoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário