terça-feira, 26 de maio de 2015

Câmara de Bequmão aprova requerimento do Vereador Elanderson que solicita realização de audiência pública para solucionar insuficiência na prestação dos serviços do Banco do Brasil no município.

Na sessão ordinária realizada pela Câmara de Vereadores no dia 08 de maio do ano corrente foi aprovado por unanimidade o Requerimento n° 01/2015 de minha autoria em que solicito a realização de uma audiência pública para buscar soluções para a insuficiência dos serviços prestados pelo Banco do Brasil na cidade de Bequimão.
 

Ao justificar aos colegas parlamentares o requerimento proposto, informei que desde o mês de outubro de 2014, após um grupo de homens armados terem explodido o único caixa eletrônico do Banco do Brasil existente na cidade, a população do nosso município não conta mais com esse tipo de serviço, ficando restrita a utilizar apenas os serviços do Banco Postal/Correios, não atende a demanda dos bequimãoenses.  Veja matéria: Grupo explode caixas eletrônicos de duas agências em Bequimão
 
Caixa do Banco do Brasil em Bequimão após explosão
Além disso, relatei também que a folha de pagamento dos servidores públicos de Bequimão está vinculada ao Banco do Brasil, sendo inadmissível essa Instituição bancária não disponibilizar pelo menos caixas eletrônicos no município. Essa ausência do Banco do Brasil no nosso município tem prejudicado a população, que fica limitada na realização de suas operações financeiras, tendo em muitos casos que se deslocar até a cidade de Pinheiro/MA para pagar, por exemplo, uma fatura com valor acima de R$ 500,00 (quinhentos reais). É um completo absurdo! Sem falar que esse problema contribui com a falta de circulação de dinheiro no nosso município, prejudicando os cidadãos que fazem negócios em Bequimão. 

No requerimento aprovado solicitei ainda a Mesa Diretora da Câmara que ao marcar a realização da referida audiência pública convoque para participar dos trabalhos o Prefeito, o Promotor (a) de Justiça da Comarca, o representante do Banco do Brasil S/A, o representante do Sindicato dos Servidores Municipais, o representante da classe empresarial e comercial, assim como a população em geral para que conjuntamente busquemos a solução desse problema enfrentado pelo povo de Bequimão no seu cotidiano.

domingo, 17 de maio de 2015

Governo fortalece comunicação pública e firma parceria com Rádio Universidade FM

José Arnold Filho e Robson Paz
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação, firmou na manhã desta sexta-feira (15), parceria entre a Rádio Timbira AM e a Rádio Universidade FM com o objetivo de compartilhar conteúdo jornalístico e cultural entre as duas emissoras públicas do estado e fortalecer a comunicação pública. Esta é mais uma ação do governo Flávio Dino, que já realizou diversas ações de comunicação com o objetivo de democratizar a informação e aproximar a população de todas as atividades governamentais realizadas.

“Estamos dando mais um passo no sentido de fortalecer a comunicação pública no estado. É compromisso do governador Flávio Dino expandir o sistema público de comunicação e é o que estamos fazendo ao assinar essa parceria. Duas rádios muito importantes que levam ao conhecimento da população temas que são de interesse público de forma muito democrática, transparente, forte, informativa e com a participação efetiva da população”, afirmou o secretário de Comunicação Social, Robson Paz.

Essa parceria inédita entre as rádios públicas do Maranhão é uma via de mão dupla, da qual a população do Maranhão será a maior beneficiada. “São duas rádios públicas, cujo interesse é servir a coletividade, e agora unem esforços para justamente apresentar um trabalho ainda mais de interesse da própria sociedade. Os ouvintes é que serão beneficiados”, destacou o professor José Arnold Filho, diretor executivo da Rádio Universidade FM.

Para parceria, as duas emissoras compartilharão conteúdos jornalísticos e culturais permanentemente. Além disso, duas produções culturais da rádio Universidade FM serão retransmitidas na Rádio Timbira: o Janela Cultural, que irá ao ar toda quinta-feira às 20h, e o Acústico Santo de Casa, que irá ao ar aos domingos das 10h às 11h. A Rádio Universidade FM por sua vez transmite às segundas-feiras, às 13h.

“Essas são duas grandes produções da Rádio Universidade que nós vamos começar a retransmitir pela Rádio Timbira e que, com isso, alcançará todo o Maranhão, porque a Universidade por ser uma FM pega, basicamente, em São Luís, então a gente vai ganhar o Maranhão e mostrar o trabalho da Rádio Universidade para todo o estado. Ao mesmo tempo, vamos oferecer a eles reportagens, matérias que estamos fazendo no jornalismo, no dia a dia”, explicou Darlan Andrade, diretor da Rádio Timbira.

Também para fortalecer a comunicação pública e aproximar a população das atividades governamentais, estreou no último dia 20 de abril, o programa ‘Conversando com o Governador’, transmitido pela Rádio Timbira AM e dezenas de emissoras em todo Estado. O programa jornalístico é semanal com duração de cinco minutos. Dinâmico e interativo, o programa tem perguntas enviadas pelos ouvintes via redes sociais, telefone e são gravadas com o governador Flávio Dino. O programa vai ao ar todas as segundas-feiras a partir das 7h.

Para o secretário de Comunicação Social, Robson Paz, o programa é uma extensão do modo de governar imprimido pelo governo Flávio Dino, priorizando o diálogo e a transparência. “É um princípio do governo Flávio Dino se comunicar permanentemente com a população e prestar contas de suas ações. O Programa Conversando com o Governador, assim como o Jornal do Governo do Maranhão e o Blog dos Leões são instrumentos importantes que se somam a outras tantas ferramentas de comunicação para que a população acompanhe as realizações e interaja com governo do Estado fazendo seus questionamentos e dando sugestões, sendo, portanto, partícipe da gestão”, explicou o secretário.

PARCERIA COM A EBC
Em sintonia com a série de mudanças na comunicação governamental, o governo do Estado, por meio da Rádio Timbira firmou no último dia 29 de abril, uma parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A parceria resulta de diálogo estabelecido entre a Secretaria de Estado da Comunicação Social e a EBC, e entre os pontos estabelecidos, estão as trocas técnicas e de conteúdos entre a Rede de Rádios da EBC e a Timbira.

O presidente da EBC nacional, Nelson Breve, destacou que a parceria irá semear bons frutos do conhecimento, visto que o governador Flávio Dino deu uma atenção especial à lei que criou a EBC e estabeleceu os princípios da comunicação pública federal. “O governador Flávio Dino conhece bem a importância da disseminação correta, qualificada e equilibrada da informação pública, um bem que é um direito de todos. Tenho certeza de que esta parceria proporcionará além da veiculação de notícias, o entretenimento que dialogue com a rica cultura local”, afirmou Nelson.

O diretor-geral da Rádio Timbira, Darlan Andrade, falou dos esforços para aproximar a Rádio Timbira da população maranhense. “Desde que assumimos a gestão da rádio, em 1° de janeiro, estamos realizando, orientados pelo governador Flávio Dino e pelo secretário Robson Paz, uma série de mudanças para aproximar ainda mais a rádio da população, tornando este o meio de comunicação do povo maranhense”, disse.

Darlan informou ainda, que a emissora já iniciou a troca de conteúdo com a transmissão do programa ‘Natureza Viva’, todos os domingos, às 8h, com muita informação e debates sobre sustentabilidade, como dicas de preservação do meio ambiente. “A parceria com a EBC é uma via de mão dupla, pois também enviamos matérias locais que circulam diariamente em rede nacional. Pretendemos aumentar ainda mais o fluxo de programas, respeitando os diferentes públicos, pois o governador quer que os ouvintes tenham todos os esclarecimentos sobre gestão pública”, finalizou Darlan.

PRÓXIMOS PASSOS
Além das mudanças da programação, outras estão sendo realizadas no quadro técnico e operacional para reestruturar a Rádio Timbira. Neste momento, a rádio passa por substituição do sistema de radiação para melhorar e ampliar o sinal da emissora.