quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Governo Roseana (PMDB) possui várias "obras" intermináveis no Município de Bequimão/MA

E não é só a ponte do Balandro a única "obra" do Governo do Estado, que se arrasta há anos sem fim, em Bequimão. Veja matéria do Blog Bequimão Agora. O Governo Roseana tem outras "obras" intermináveis em nossa cidade de Bequimão/MA. Temos ainda a delegacia, o hospital e os convênios das estradas vicinais e ruas urbanas que ainda não foram concluídos.
 
Ponte do Balandro, Bequimão/MA,
várias promessa da Governadora e seus aliadas e
até agora nada de conclusão
Protesto da população de Bequimão na MA 106
 por conclusão da ponte do Balandro

 A reforma da delegacia está há anos paralisada, inclusive o prédio onde hoje ela “funciona”  já foi até interditado judicialmente e, além disso, faz tempo que a nossa cidade de Bequimão não tem delegado  e a governadora e seus aliados simplesmente calam e nada fazem.
 
Delegacia em reforma há anos sem conclusão
Prédio onde, atualmente, funciona a delegacia de Bequimão
                       
 No hospital também já existe uma segunda em empresa que está executando os serviços e já foram feitas duas licitações e o valor da obra já ultrapassa os R$ 3 milhões.
 
Hospital de Bequimão/MA: várias datas de inauguração
 e até o momento não concluído
  Os convênios das estradas vicinais e vias urbanas estão sendo executados sem transparência nenhuma e sem a qualidade devida. Nem a placa com as informações dos serviços que serão realizados é colocada na localidade.

Segundo informações de moradores, a estrada que liga o ramal do Orlando ao povoado Pontal não foi compactada por máquinas, a sua recuperação foi realizada apenas com patrol e carro-pipa, e é bom lembrar que o convênio celebrado foi de R$ 510.546,25 (quinhentos e dez mil, quinhentos e quarenta e seis reais e vinte e cinco centavos).
 
Patrol usada na recuperação da Estrada do Pontal
 

Máquina compactadora que, segundo moradores, não foi utilizada na obra
 
E o detalhe que não quer calar! Será que todo esse valor foi gasto recuperação da estrada Ramal do Orlando ao Pontal? Será que a pouca piçarra utilizada na obra foi comprada, porque o costume nesse município é retirar nas piçarreiras existentes sem nenhum custo?

Vamos ficar de olho vivo!!!

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Blog repercute denuncias do Vereador Elanderson (SDD)


Unidade de saúde fechada há mais de ano, denuncia vereador
 
- Construída em apenas dois meses e
 inaugurada em 2012 ...
O vereador Elanderson (SDD) voltou a denunciar em seu blog o abandono da Unidade Básica de Saúde, no povoado Jacioca, município de Bequimão pela gestão do prefeito Zé Martins (PMDB).
 
“Falta de humanidade na saúde em Bequimão. (…) Gestão Zé Martins (PMDB) deixa a UBS do Jacioca um ano e dois meses sem funcionamento”, denuncia o vereador.
 
A UBS foi inaugurada dezembro de 2012 pelo ex-prefeito Antônio Diniz.
 
Elanderson compara o abandono da unidade pelo prefeito à também interminável obra do hospital do Programa Saúde é Vida, do governo Roseana Sarney, que está sendo construído no município, desde  2010.

“Ambos os “gestores” (prefeito e governadora) são especialistas em marcar várias datas  de inauguração e adiá-las”, afirma o vereador.
- ... está há um ano e dois meses sem
 atendimento a pacientes
 
Em relação a UBS do Jacioca, segundo ele, a primeira data anunciada pela prefeitura para o pleno funcionamento da UBS foi no mês de agosto de 2013, depois outubro de 2013, posteriormente janeiro de 2014.
 
“A desculpa para o não funcionamento da UBS do Jacioca, pasmem, seria a confecção de um muro ao redor dessa unidade de saúde. Como se os tijolos fossem atender os pacientes enfermos”, lamenta Elanderson.

- Simples reparos e muros estão sendo
feitos há quatro meses. Sem conclusão
A construção do muro começou no final de outubro do ano passado, além de reparos, necessários porque a UBS do Jacioca ficou dez meses abandonada pela atual gestão, sendo inclusive alvo de vândalos e saqueadores.
 
O vereador afirma ainda que a “obra de reparos” foi iniciada na UBS do Jacioca ainda não foi terminada. A UBS foi construída em menos de dois meses pelo gestor anterior e os reparos não foram concluídos em quatro meses.
 
Com isso, a população continua tendo que se deslocar até a sede do município para fazer um simples curativo, medir a pressão arterial, fazer uma consulta, etc.
 
“Já faz alguns meses que a equipe do Programa Saúde da Família não visita o Povoado Jacioca por ‘falta de local’ para a equipe se instalar e executar os trabalhos”, disse Elanderson.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Falta de humanidade na saúde em Bequimão/MA: Gestão Zé Martins (PMDB) deixa a UBS do Jacioca 1 (um) ano e 2 (dois) meses sem funcionamento

Desde que foi inaugurada simbolicamente pelo ex-prefeito Antônio Diniz, em 31/12/2013, até a presente data, a Unidade Básica de Saúde do Povoado Jacioca ainda não está efetivamente funcionando, apesar das constantes cobranças e solicitações feitas por mim, Vereador Elanderson, no meu primeiro ano de mandato, conforme pode ser observado abaixo nas publicações que fiz aqui neste blog.
 
 
 

O que o prefeito Zé Martins (PMDB) e sua equipe de saúde tem feito com a UBS do Jacioca tem algumas semelhanças com o que governadora do Estado está fazendo com o hospital que está sendo construído no nosso município desde o ano de 2010, principalmente no que se refere a marcação de datas para a entrada em funcionamento dos dois estabelecimentos de saúde. Ambos os “gestores” (prefeito e governadora) são especialistas em marcar várias datas  de inauguração e adiá-las.

Em relação a UBS do Jacioca a primeira data firmada pela Gestão Zé Martins (PMDB)  para o pleno funcionamento da UBS foi no mês de agosto de 2013, depois outubro de 2013, posteriormente janeiro de 2014 e até agora nada!

A desculpa para o não funcionamento da UBS do Jacioca, pasmem! Seria a confecção de um muro ao redor dessa unidade de saúde. Como se os tijolos fossem atender os pacientes enfermos. É brincadeira! Mas tudo bem, se esse era o problema que fizessem o tal muro e providenciassem o imediato funcionamento da UBS para atender os bequimõenses dessa região.

O fato é que no final do mês de outubro de 2013 a prefeitura iniciou os trabalhos de confecção do muro; de realização de alguns reparos, esses necessários porque a UBS do Jacioca ficou 10 (dez) meses abandonada pela atual gestão, sendo inclusive alvo de vândalos e saqueadores; e começaram, também, a pintar novamente toda a UBS, agora, claro, nas cores da preferência do atual prefeito Zé Martins (PMDB).
 
 
UBS-Jacioca em 31/12/2012
 
UBS-Jacioca em 16/02/2014

Pois bem senhores, ocorre é que essa “obra de reparos” foi iniciada na UBS do Jacioca pela gestão Zé Martins (PMDB) em outubro de 2013, já chegamos em fevereiro de 2014 e até agora essa grande obra de reparos, confecção de muro e repintura, ainda não foi terminada e a UBS continua sem funcionamento e a população continua tendo que se deslocar até a sede do município para fazer um simples curativo, medir a pressão arterial, fazer uma consulta, etc. E mais, já faz alguns meses que a equipe do Programa Saúde da Família não visita o Povoado Jacioca por "falta de local" para a equipe se instalar e executar os trabalhos.
 
Calçada sem rebôco

Falta de água não é o problema do não funcionamento.

Parte do muro construído, apenas na frente da UBS, sem rebôco

Muro construído só pela metade

Falta a construção do muro, somente o alicerce foi confeccionado

Falta a construção do muro, somente o alicerce foi confeccionado

Parte interna da UBS-Jacioca


Não faz mal lembrar que o ex-prefeito iniciou a construção de mesma UBS do Jacioca no dia 06 de novembro de 2012 e no dia 31 de dezembro de 2012 inaugurou simbolicamente essa unidade de saúde, ou seja, em menos de dois meses essa UBS foi construída. Ao contrário, a atual gestão do Zé Martins (PMDB) está “trabalhando” a praticamente 5 (cinco) meses na “obra de reparos” e não consegue concluir a obra e fazer funcionar esse estabelecimento de saúde.

Prefeito Zé Martins (PMDB) e Secretaria de Saúde do Município, como vereador deste Município de Bequimão/MA, informo-lhes que população do Jacioca e povoados vizinhos (Fazenda, Itapetininga, Guaribal, Rio Baiano, Frederico, Baixo-Escuro, Zé Felipe, Titara, Enseada-Funda e Sol-Nascente) necessitam e almejam muito o funcionamento pleno da UBS do Jacioca o mais breve possível e solicito, mais uma vez, que tome as medidas cabíveis para dar a maior celeridade no atendimento desta reivindicação (funcionamento pleno da UBS do Jacioca) que não é apenas do Vereador Elanderson, mas de todo o povo bequimãoense daquela região. 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Prefeitura de Bequimão/MA realizará várias licitações neste mês de Fevereiro

A Prefeitura de Bequimão/MA realizará neste mês de fevereiro vários processos licitatórios para contração de alguns produtos e serviços.

Somente hoje, 18/02/2014, serão realizados 06 (seis) licitações na modalidade pregão presencial.  Pela manhã serão executadas duas licitações, a primeira está marcada para iniciar às 08:00h e visa a aquisição de medicamentos e correlatos; posteriormente, às 12:00h, iniciará o processo para compra de gás GLP. Já no período vespertino serão feitas mais quatro licitações com inícios previstos para os seguintes horários: 14:00h, 15:00h, 16:00h e 17:00h. Esses certames almejam as contratações de combustíveis e lubrificantes, material de construção, serviços de assessoria jurídica e serviços de organização e realização do CARNAVAL.

No dia 21/02/2014, a Prefeitura de Bequimão realizará também o processo licitatório, na modalidade tomada de preço, para contratação serviços de melhoramento de vias urbanas do município. Vejam abaixo as publicações dos avisos dos respectivos certames extraídos do Diário estadual.
 
 
 
 
 
É importante lembrar e informar que a licitação é um processo público pelo qual a administração pública, neste caso a prefeitura, compra produtos ou serviços, portanto qualquer quer cidadão pode ter acesso e acompanhar tal procedimento.
 
Vamos fiscalizar!!


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Sem confiar na administração da filha Roseana, Marly Sarney é operada em hospital de SP

 
Confirmando o caos – A incompetência de Roseana Sarney como governadora do Maranhão, repetindo o desempenho dos integrantes do grupo político a que pertence e a antecederam, fica evidente a cada movimento da família liderada por seu pai, o caudilho e dublê de senador José Sarney (PMDB-AP).
 
Como já é sabido, nada no Maranhão funciona minimamente a ponto de atender as mais básicas necessidades dos cidadãos, o que explica a situação de extrema miserabilidade do estado, legado do grupo que se abriga sob a sombra nefasta do clã da Praia do Calhau.
 
As muitas mazelas maranhenses saíram de cena na esteira do caos que se instalou no sistema prisional do estado, em especial no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, mas a saúde pública continua sendo um dos inúmeros gargalos que Roseana e sua trupe não conseguem solucionar. Isso faz com que para os endinheirados locais o melhor hospital do Maranhão seja a sala de embarque do Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, na capital.
 
De São Luís os poderosos rumam para a capital paulista, onde recorrem a médicos renomados e internam-se em dois dos mais disputados hospitais do País: Sírio-Libanês e Albert Einstein.
 
Nesta quarta-feira (12), Marly Macieira Sarney, esposa do caudilho, submeteu-se a cirurgia no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, o que mostra que a saúde pública maranhense está à altura dos que transformaram o estado em capitania hereditária, sempre sob a batuta obtusa e retrógrada de José Sarney.
 
Os hospitais públicos do Maranhão servem apenas para estampar os nomes dos membros da família. Quando uma pessoa empresta o próprio nome para batizar uma unidade médica sem nela confiar, algo de muito errado há na governança.
 
Em respeito à grandeza e coragem do povo maranhense e pelas muitas riquezas que abriga o estado, o Maranhão precisa dar um basta a um coronelismo que já dura cinco décadas e arruinou nesse período a esperança de muitos cidadãos.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Governo do Estado e Prefeitura de Bequimão/MA celebram convênios cujos valores totalizam mais de R$ 1,2 MILHÕES

A prefeitura de Bequimão/MA realizou dois convênios com o governo do Estado  totalizando o valor de R$ 1.298.556,06 (um milhão, duzentos e noventa e oito mil, quinhentos e cinqüenta e seis reais e seis centavos) para recuperação de estradas vicinais no município. Os dois convênios foram celebrados junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar – SEDES.

O primeiro convênio acordado entre a Prefeitura e a SEDES se refere ao processo n° 4336/2013. Nesse convênio o objetivo é a recuperação de estradas vicinais por meio de mutua colaboração entre as partes e o VALOR repassado à Prefeitura é de R$ 262.166,94 (duzentos e sessenta e dois mil cento e sessenta e seis reais e noventa e quatro centavos). Veja abaixo publicação extrato do convênio no diário oficial do Estado.
 

Já o segundo convênio concernente ao processo n° 4521/2013 o objetivo também é a recuperação de estradas vicinais, no entanto o VALOR repassado à Prefeitura de Bequimão/MA pela SEDES ultrapassa UM MILHÃO de reais, mais precisamente o dinheiro entregue à Prefeitura corresponde a quantia de R$ 1.036.389,12 (um milhão, trinta e seis mil, trezentos e oitenta e nove reais e doze centavos). Veja abaixo publicação extrato do convênio no diário oficial do Estado.
 

O prazo para execução de ambos os convênios é de 365 dias a partir da publicação no Diário oficial do Estado.

Espero que esse dinheiro seja efetivamente aplicado na melhoria dos acessos dos povoados do nosso município, pois de acordo com os valores liberados pelos convênios dá para fazer estradas de qualidade e não apenas piçarra espalhada. Vamos fiscalizar!!