quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Vereador Elanderson Pereira assume o Partido Solidariedade em Bequimão/MA e poderá ser candidato a Deputado nas próximas eleições

Do Blog de Clodoaldo Corrêa

Vereador Elanderson e Dep. Ferderal Símplício Araújo

O Partido Solidariedade (SDD) está se estruturando nos municípios maranhenses e tem filiado muitos vereadores. Em Bequimão, p vereador Elanderson Pereira assumiu a presidência do Diretório Municipal após o convite do deputado federal Simplício Araújo.

O vereador foi eleito pelo PPS e transferiu-se no dia 4 de outubro para o SDD, onde será o presidente da Comissão Provisória. O ex-popular-socialista é irmão do secretário adjunto de Comunicação de São Luís, Robson Paz, e poderá ser candidato a deputado estadual ou federal nas próximas eleições.

Como o blog já destacou, o SDD começou sua história já como partido grande no Maranhão.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Serviços de ampliação da Unidade Básica de Saúde do Povoado Quindíua, realizados pela atual gestão da Prefeitura de Bequimão/MA, possuem vários indícios de irregularidades e desperdícios de dinheiro público.

Atendendo solicitações de moradores locais, os vereadores Elanderson (SDD), Raquel (PTC), Nestor (PSB) e Alan Fábio (PDT) realizaram uma visita na obra de ampliação da Unidade Básica de Saúde do Povoado Quindíua que está sendo realizada pela atual gestão da Prefeitura.

Antes de vistoriar a obra, os vereadores conversaram com alguns moradores que relataram algumas insatisfações com a forma como vinha sendo conduzido os trabalhos, principalmente no que desrespeito a relação valor da obra e serviços realizados.

Ao observar os trabalhos realizados na UBS do Povoado Quindíua, que conforme placa fixada na obra iniciou-se em 10/05/2013 e já deveria ter sido terminada em 08/08/2013, os vereadores identificaram e registraram vários indícios de irregularidades e desperdícios de recursos públicos.

Obra já deveria ter sido concluída
“O modo com vem sendo tratada a área da saúde no nosso município é um completo desrespeito com a população. E o pior é que essa prática não vem acontecendo apenas nessa área, mas com toda a gestão. A falta de compromisso da atual administração com o nosso município é tão grande que o PPA (Plano Plurianual) para os exercícios 2014-2017, que é o plano da atual administração para todo o seu mandato, foi enviado para a Câmara de Vereadores sem nenhuma discussão com a população ou seus representantes e o mais grave é que o PPA não prevê recursos para algumas secretarias que já existem legalmente, como é o caso por exemplo da Secretaria da Cultura e Promoção da Igualdade Racial. E observando de perto o que está acontecendo com a obra de ampliação da UBS do Povoado Quindíua, cujo valor total da obra é de quase R$ 174.000,00 (cento e setenta e quatro mil reais), só vem reafirmar o que já relatei e cobrei da atual administração durante esses meus 10 (dez) primeiros meses de mandato de Vereador. Eles estão brincando de administrar Bequimão. É deplorável!  Só para se ter uma ideia de como está sendo conduzida a área da saúde, a UBS do Povoado Jacioca até hoje não funciona, apesar das constantes cobranças e também das constantes promessas; a UBS do Areal, outra obra executada pela atual gestão, assim como a do Quíndiua, conforme relatado por vereadores que compõem a Comissão de Saúde da Câmara que estiverem visitando o local, também possui indícios de irregularidades, inclusive, parece que atualmente está paralisada. Tentei trazer o prefeito ao Plenário da Câmara para que ele pudesse prestar alguns esclarecimento ao povo de Bequimão, por meio de requerimento apresentado na Câmara, mas infelizmente o requerimento não foi  aprovado pelos vereadores que apóiam o prefeito” Disse o Vereador Elanderson Pereira.

Os indícios de irregularidade percebidos pelos vereadores foram vários, conforme pode ser visualizado pelas fotos registradas durante a realização da visita. Veja abaixo.
Obra de ampliação de UBS realizada em escola antiga
Placa não informa a empresa e nem o engenheiro
resposável pela obra e o valor da obra
 aparentemente não condiz com
 o trabalho que está sendo realizado












Madeira da estrutura do telhado
reaproveitada e de qualidade duvidosa
Paredes da UBS construídas sem pilares

Parte dos fundos da UBS/Escola sem paredes
e a ampliação realizada, um pequeno puxadinho 
Parte dos fundos da UBS/Escola aberta (sem paredes)

Paredes da UBS sem amarração,
cinta apenas acima do espaço da janela
Improviso na estrututa do telhado da UBS
e reaproveitamento de material de qualidade duvidosa
Paredes da UBS sem pilares e cintas
Improviso realizado na estrutura do telhado da UBS/Escola

Estrutura do telhado da UBS com
emendas de madeiras de espessura diferentes
Paredes da UBS do quindíua sem segurança
cintas apenas acima do vão da jane




Salas aparentemente de largura  inadequada
Espaço ampliado com altura  inadequada
e sem pilares, apenas com cintas
 
Vereadores realizando vistoria
Parede da frente da UBS/Escola construída sem pilares

Banheiro para deficientes:
porta muito estreita, sem respeitar normas
Banheiro para deficientes: espaço muito pequeno e inadequado
  

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Prefeito de Bequimão/MA, Zé Martins (PMDB), não cumpri decisão judicial que determina a imediata reitegração de servidores concursados

Na semana passada vários servidores concursados foram à Prefeitura de Bequimão/MA, com suas portarias de nomeação assinadas pelo ex-prefeito Juca Martins, solicitar que o atual prefeito do município Zé Martins (PMDB) cumprisse a decisão judicial que determinava a imediata reintegração destes ao quadro de servidores do município. No entanto, ao conversarem com o secretário de administração do município, ouviram com muita decepção, que o Prefeito Zé Martins não tinha lhe autorizado a reintegrar nenhum servidor e que este estaria trabalhando para suspender a liminar dada nos processos individualizados.
 
Servidores concursados exibem nomeação assinada pelo ex-prefeito Juca Martins
A decepção dos beneficiados com a decisão liminar foi ainda maior porque segundo os mesmos a reintegração  de todos os servidores concursados era uma das promessas de campanha do atual prefeito Zé Martins (PMDB).
 
É bom lembrar que o município possui vários servidores contratados na atualidade e que foi o ex-prefeito Juca Martins, sob o olhar do então procurador do município na época Zé Martins, que nomeou uma série de concursados, muitos inclusive sem obedecer a ordem de classificação.
 
E um detalhe aos concursados, apenas as liminares dos processos individuais foram suspensas a liminar do processo movido pelo Ministério Público está em vigor para ser cumprida. Avante companheiros, pois, como sempre lembra uma amiga, o direito (a justiça) não assiste a quem dorme!!!